Raios-X: Novas imagens mostram Via Láctea com precisão inédita

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 28/05/2021 22h14, atualizada em 28/05/2021 22h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Fenômenos violentos do centro da Via Láctea foram revelados com uma clareza inédita. As imagens da região central da galáxia, divulgadas esta semana, documentam uma linha de raios-X.

Essa linha sugere um mecanismo interestelar até então desconhecido que pode governar o fluxo de energia e, potencialmente, a evolução da nossa galáxia.

Segundo os cientistas da Universidade de Massachussets, o local está obscurecido por uma névoa de gás e poeira densa. Por isso, os pesquisadores não conseguem ver o centro, mesmo com instrumentos poderosos, como o Telescópio Espacial Hubble.

Para conseguir captar as imagens, foi usado o Observatório de Raios-X Chandra da Nasa, capaz de enxergar raios-x, em vez da luz visível. Os raios-x conseguem penetrar a névoa, trazendo resultados impressionantes.

As descobertas fornecem a imagem mais nítida de um par de plumas que emitem os raios-x, emergindo da região próxima ao gigantesco buraco negro localizado no núcleo da Via Láctea.

As descobertas são resultado de mais de 20 anos de pesquisa. Saiba como ver mais imagens e ter mais informações sobre o assunto no nosso site, olhar digital.com.br.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital